
Portfólio

Análise de Eficientização Energética Global da planta

Análise da demanda de energia elétrica e térmica por processos

Análise de custos por
combustível usado por processo

Determinação da economia total
de energia e recursos financeiros

Diagnóstico dos sistemas energéticos por processo

Gestão de utilidades

Elaboração de projetos de Eficiência
Energética e Retrofitting de equipamentos

Estudos para substituição de combustíveis

Projetos de autoprodução elétrica

Elaboração e análise de Balanços Energéticos e Matrizes Energéticas
Serviços

Análise global do fornecimento de energia elétrica à planta em relação à carga instalada atual e com base no histórico de demandas e perfis de consumos registrados nos últimos 12 meses.

Avaliação do Contrato de Fornecimento com a Concessionária visando a viabilidade dos postos tarifários contratados.

Cálculo das relações entre potência ativa e reativa e determinação do fator de potência corrigido, eliminando a “multa por Energia Reativa Excedente”. Correção do fator de potência.

Cálculo da demanda e consumo de energia da instalação e proposição de nova “demanda contratada” ajustada ao consumo. Eliminação das multas por ultrapassagem de demanda e perdas por energia reativa.

Indicações de oportunidades e recomendações de redução de desperdício de energia elétrica.

Relatório contendo soluções para o fornecimento adequado de energia elétrica, com as análises relacionadas aos serviços.
Resultados e produtos a serem entregues

Ajuste do contrato de fornecimento de energia elétrica com a Concessionária.

Medidas para correção do fator de potência e eliminação de multas por ultrapassagem de demanda de reativo.

Proposições de medidas para Eficientização Energética na planta.

Entrega de Relatório PDF contendo as soluções para o ajuste do contrato e eliminação das perdas (e multas) por ultrapassagem e consumo de energia reativa excedente.
Agro Business

Preparo do solo e Plantio
Eficiência energética na mecanização e irrigação

Tratos Culturais
Eficientização motriz das bombas elétricas na ferti-irrigação

Colheita e Armazenamento
Substituição de combustíveis poluidores e soluções para secagem de grãos e fibras com utilização de resíduos

Beneficiamento de Produtos Agrícolas
Eficientização de fornos, fornalhas, secadores, caldeiras e aplicação de combustíveis mais sustentáveis
Comércio e Serviços
Soluções integradas segundo uma visão holística da edificação proporciona os melhores resultados em termos de performance das instalações e equipamentos. Consulte como os processos podem permitir a otimização dos sistemas na sua edificação, reduzindo consumo e desperdício e minimizando gastos.

Indústria

Alimentos e Bebidas
Este segmento industrial apresenta grandes oportunidades de economia de energia elétrica e térmica, considerando várias cadeias de produção de alimentos e produtos derivados. Com as soluções que se propõem por etapas de produção, são alcançados significativos resultados em termos de redução de consumo energético e ganhos financeiros.

Cimento
Muitas plantas de produção de cimento são eficientes, mas ainda tem potencial de conservação de energia da ordem de 20 a 22%, para os usos finais de energia térmica e elétrica. Nossas soluções conduzirão a um resultado financeiro bastante importante nestas plantas.

Vidro
Nas diversas etapas de produção (embalagens, vidros especiais, vidros domésticos, planos) apresentam-se oportunidades de economia de energia com potencial total da ordem de 60%, portanto, com vantagens financeiras significativas se aplicadas soluções adequadas. Temos estas soluções para a eficiência energética destas plantas!
Cerâmico
As plantas de cerâmica vermelha e as de revestimento oferecem condições de redução de consumo energético em média de 12%. As medidas que podem ser tomadas nos usos finais de aquecimento direto permitem uma melhoria na eficiência do processo global.


Extrativa Mineral
A ineficiência dos processos pode ser corrigida por meio de nossas soluções por etapa de produção diretamente nos usos finais. Tanto na extração quanto no beneficiamento você pode contar com nossos modelos de conservação de energia e economizar dinheiro.

Química
Este segmento industrial apresenta grandes oportunidades de economia de energia elétrica e térmica, da ordem de 25%, considerando várias cadeias de produção de insumos químicos e outros produtos derivados. Com as soluções da AGROMIX, por etapas de produção, são alcançados significativos resultados em termos de redução de consumo energético e ganhos financeiros.

Metais Não-Ferrosos
Esta indústria é eletrointensiva e tem boas oportunidades de conservação de energia para se tornar mais competitiva nos segmentos de alumínio (principalmente), cobre e zinco. Nossos modelos apresentam medidas para redução de consumo nos fornos, no vapor de processo e consumo de eletricidade.

Fundição
Estas plantas apresentam elevado potencial de conservação de energia, da ordem de 25% nos fornos de aquecimento direto. A solução que se propõe por etapa do processo oferece uma ótima oportunidade de redução na fatura de insumos energéticos.

Ferro-Ligas
Esta indústria apresenta oportunidades de economia de energia elétrica nas etapas de preparação da matéria-prima, da fusão e redução da carga e de preparação do produto final. Várias medidas com nossos modelos podem ser tomadas para obtenção dos melhores resultados.
Correção do fator de potência na indústria e no agronegócio
.png)
Energia Ativa e Reativa
Eficiência energética na mecanização e irrigação
.png)
Fator de Potência (Cos 𝜑)
𝐅.𝐏.= 𝐜𝐨𝐬𝛗= 𝐏 / 𝐒
P = kW
S = kVA
Q = kVAr
Representado por Cos 𝜑, o fator de potência (FP) é calculado pela razão entre a potência ativa (P) e a potência aparente (S), onde P é medida em kW e S em kVA. Isso ajuda a determinar a eficiência do sistema elétrico, considerando também a potência reativa (Q), medida em kVAr.
.png)
O Fator de Potência na Instalação Elétrica
É um índice que mede a eficiência de uma instalação elétrica ou equipamento quanto ao consumo de energia reativa, permitindo avaliar a adequação dos gastos com energia elétrica do consumidor.
.png)
Multa por Excedente de Energia Reativa ou Baixo Fator de Potência
Em muitos casos, as empresas elétricas aplicam multas quando há excedente de energia reativa ou um baixo fator de potência, incentivando a eficiência energética e a correção do uso de energia nas instalações elétricas.
.png)
Correção do Fator de Potência
A correção do fator de potência envolve medidas para ajustar o equilíbrio entre a energia ativa e reativa em uma instalação elétrica, visando melhorar a eficiência e evitar multas por baixo fator de potência.

Benefícios da Correção do Fator de Potência
A correção do fator de potência para o mínimo de 0,92 evita multas e proporciona economia mensal na conta de energia. Além disso, melhora a eficiência das instalações elétricas e dos equipamentos, possibilitando a migração para tarifas mais vantajosas. O investimento é altamente rentável, com vida útil dos capacitores superando o retorno financeiro e liberando recursos para expansão dos negócios.